quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Rita - 1965

A Rita levou meu sorriso
No sorriso dela
Meu assunto
Levou junto com ela
E o que me é de direito
Arrancou-me do peito
E tem mais
Levou seu retrato, seu trapo, seu prato
Que papel!
Uma imagem de são Francisco
E um bom disco de Noel

A Rita matou nosso amor
De vingança
Nem herança deixou
Não levou um tostão
Porque não tinha não
Mas causou perdas e danos
Levou os meus planos
Meus pobres enganos
Os meus vinte anos
O meu coração
E além de tudo
Me deixou mudo
Um violão

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa canção!
    Muito bonita!
    De que vocês mais gostaram nela?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante o recurso que Chico utilizou de citar o nome de uma pessoa para representar a ditadura. As consequências desse período também é retratada pelo auto.
    Também é importante o seu recursos de rimas, pois varia entre interpoladas e alternadas

    Leonilson Lins, 9º ano E

    ResponderExcluir
  4. É verdade leo, Rita na verdade é a ditadura o que mostra a criatividade de Chico.Fiquei tão impressionado com essa música quanto com Cálice.
    Caio Rommel - 9°E

    ResponderExcluir
  5. Nesta música podemos ver que a RITA é representada pelo regime ditatorial em que a mesma retira tudo que é dele, que como na ditadura, ela tira tudo que é seu, ou seja, a liberdade, os direitos, a vida.

    joão pedro campos 9º E

    ResponderExcluir
  6. Muito inteligência e insensatez da parte dele.Músicas muito interessantes e prontas para ser discutidas e decifradas retrata este disco de Chico Buarque.Achei muito legal ele ter usado o nome de uma pessoa para falar sobre a ditadura.Ele é muito esperto.

    Francisco Rômulo,9° ano E manhã

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante o modo como ele colocou o nome de uma mulher, para retratar a ditadura.

    Pedro Henrique
    9ºano-E

    ResponderExcluir